Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pra onde eles foram? Cracolândia amanhece vazia e surpreende população de SP

Ponto de concentração da Cracolândia amanhece sem ninguém após o governador Tarcísio de Freitas anunciar que o local estava 'com os dias contados'; veja!

14 mai 2025 - 14h48
Compartilhar
Exibir comentários
Pra onde eles foram? Cracolândia amanhece vazia e surpreende população de SP
Pra onde eles foram? Cracolândia amanhece vazia e surpreende população de SP
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Na manhã da última terça-feira (13), a Rua dos Protestantes, conhecida por ser um dos principais pontos de concentração da Cracolândia no centro de São Paulo, apareceu completamente vazia. A cena chamou atenção dias após a declaração do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou que o local estava "com os dias contados".

Cracolândia vai acabar?

Ao participar de um podcast recentemente, o político frisou: "A Cracolândia vai acabar. Quando começamos o governo, eram 2 mil pessoas lá todos os dias. Hoje de manhã, eram 53", comentou ele na ocasião. 

Tarcísio explicou que a Cracolândia servia como ferramenta do tráfico para desvalorizar imóveis na região, adquirir propriedades a preços reduzidos e lavar dinheiro. Diante desse cenário, o governo estadual adotou uma série de ações para enfraquecer esse esquema, o que o governador chamou de estratégia para "desidratar" o fluxo.

As medidas incluíram o fechamento de comércios, o lacramento de imóveis e o corte de canais de comunicação utilizados pelas redes criminosas. "Estamos fazendo agora a ação no Moinho para dar dignidade às pessoas. Mas o Moinho também funcionava como uma fortaleza do tráfico. Tinha até antena interceptando rádio da polícia. Hoje temos 50, 70 pessoas na Cracolândia durante o dia. Aquela cena que a gente via já está ficando no passado", falou ainda durante a participação no programa. 

Para onde foi o pessoal da Cracolândia?

Ainda não há uma resposta concreta sobre pra onde foram os dependentes químicos ou o que teria motivado a população a sair de onde estavam. Agora, só há viaturas da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana no local. 

Prefeito se diz "surpreso"

Ricardo Nunes (MDB), prefeito de São Paulo, alegou estar "surpreso" com a situação. Apesar de admitir que o número de pessoas no local foi diminuindo conforme o passar dos anos, mas ainda não entendeu totalmente o movimento. Inclusive, alguns residentes da região foram vistos nos arredores do Minhocão, Santa Cecília, Belenzinho e em avenidas mais afastadas.

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade