Por que é mais difícil encontrar nossos próprios erros de digitação?
Por que é mais difícil encontrar nossos próprios erros de digitação?
Segundo o Revisa Já, empresa de revisão de texto, é normal cometermos erros no momento que estamos escrevendo. São os conhecidos erros de digitação, quando a pessoa tem o conhecimento da forma correta de se escrever, porém deixa passar alguns erros na hora de revisar a digitação.
Erros acontecem pois, ao escrevermos (ou digitarmos), estamos tentando dar sentido e objetividade ao que se escreve e isso não é tão simples quanto parece.
Pelo contrário, escrever um texto que faça sentido e que atraia o leitor é muito complexo. Afinal de contas, temos que transformar letras em palavras, palavras em frases e frases em texto.
A frequência de digitação é um fator que contribui positivamente para identificar os erros. Quanto mais você escreve, maior será sua facilidade de organizar suas ideias e consequentemente, de descobrir em qual ponto elas não estão bem organizadas.
Contudo, a escrita jamais será perfeita. Mesmo com bastante treino e dedicação, os erros de digitação sempre irão aparecer e muitas vezes identificá-los não é tarefa das mais fáceis.
Por que é mais difícil encontrar nossos próprios erros de digitação?
Os erros sempre acontecem. Isso está claro para todo mundo. Mas, por que encontramos erros de textos produzidos por outras pessoas mais facilmente do que nossos próprios erros de digitação?
Segundo o psicólogo Tom Stafford da Universidade de Sheffield (http://www.wired.com/2014/08/wuwt-typos/?utm_source=nextdraft&utm_medium=email), na Inglaterra, não competimos com a versão pronta do texto (produzido por nós mesmos) imposta pelo cérebro, por isso torna-se mais fácil dar atenção total ao texto de outros.
Dessa forma, como não temos conclusões prévias do texto (pois não fomos nós que o escrevemos) a identificação dos erros contidos no mesmo é uma tarefa muito mais simples de ser feita.
Ainda segundo Stafford, pessoas que digitam sem olhar os dedos possuem um desenho do teclado (http://www.citylab.com/tech/2013/05/were-only-beginning-understand-how-our-brains-make-maps/5678/) pronto em seus cérebros. Essas pessoas conseguem perceber o erro antes mesmo de ele aparecer na tela, diminuindo, assim, a velocidade de digitação.
Há, no entanto, algumas formas que facilitam a identificação dos erros de digitação cometidos durante a elaboração do texto.
Dentre elas temos a troca da fonte utilizada durante a construção do texto, de Calibri para Arial por exemplo, alterar a cor de fundo da página e imprimir o texto, fazendo sua correção à mão.
Todas essas dicas supracitadas ajudam a "enganar" seu cérebro, pois deixam seu texto com uma "cara que não é sua", facilitando a identificação dos erros de digitação.
Discorremos um pouco sobre como lhe auxiliar a identificar os erros cometidos durante a elaboração de um texto, independente de qual seja seu objetivo. As dicas valem para todas as formas de escrita possíveis.
Esperamos ter lhe ajudado e sanado algumas de suas dúvidas. Se ainda restar alguma ou caso queira saber mais sobre nossos serviços, entre em contato com a nossa equipe. Até a próxima!