Pinheiro Machado registra neve e suspende aulas devido à forte onda de frio no RS
Cidade da Campanha gaúcha teve flocos caindo na madrugada; prefeitura distribui sopa e cobertores para população vulnerável
A cidade de Pinheiro Machado, na região da Campanha do Rio Grande do Sul, registrou neve na madrugada desta terça-feira (24). Moradores filmaram os flocos caindo por volta da 1h, quando a temperatura estava próxima de 2ºC, segundo dados da Climatempo Meteorologia.
Devido à intensa onda de frio que deve persistir até pelo menos sexta-feira (27), a prefeitura local decidiu suspender as aulas da rede municipal entre quarta (25) e sexta-feira (27). Na zona rural, a suspensão vale até sábado (28).
Para amenizar os impactos do frio na população mais vulnerável, a prefeitura organizou a distribuição de sopão e cobertores, que ocorrerá diariamente entre 16h e 17h, até sexta-feira. A comunidade beneficiada deve levar seus próprios recipientes para receber a comida.
Frio intenso no Rio Grande do Sul
A terça-feira marcou temperaturas muito abaixo da média em diversas regiões do estado. Pelo menos 10 municípios da Serra, Norte e Fronteira Oeste registraram mínimas negativas, e houve ocorrência de geada.
São José dos Ausentes anotou a menor temperatura do RS em 2025: -4,9ºC, o que provocou o congelamento de um lago no município. Em Caxias do Sul, parte da pista da BR-116 precisou ser interditada devido ao gelo, que causou acidentes com danos materiais. A Polícia informou que os termômetros registraram 0ºC durante a madrugada.
Na cidade de Soledade, na Região Norte, a geada formou um fenômeno conhecido como glaze ice (geada vitrificada), com temperatura mínima de -1,8ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).