Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trump diz que seria "inteligente" Maduro deixar poder na Venezuela

23 dez 2025 - 08h25
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na segunda-feira que seria inteligente que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, deixasse o poder, e que os Estados Unidos poderiam ‌manter ou vender o petróleo que apreenderam na costa da Venezuela nas últimas semanas.

A campanha de pressão ‌de Trump sobre Maduro incluiu um aumento da presença militar na região e mais de duas dúzias de ataques militares a embarcações que supostamente traficam drogas no Oceano Pacífico e no Mar do Caribe, perto da nação sul-americana. Pelo menos 100 pessoas foram mortas nos ataques.

Perguntado se o objetivo ‍era forçar Maduro a deixar o poder, Trump disse aos repórteres: "Bem, acho que provavelmente sim... Isso depende do que ele quer fazer. Acho que seria inteligente da parte dele fazer isso. Mas, novamente, nós vamos descobrir"

"Se ele quiser fazer algo, se ele se fizer de ‌difícil, será a última vez que ele poderá se fazer de ‌difícil", disse ele.

Durante a coletiva de imprensa, Trump também mirou no presidente da Colômbia, Gustavo Petro, com quem ele também brigou ao longo do ano.

"Ele não é amigo dos Estados Unidos. Ele é muito ruim. Um cara muito ruim. Ele tem que tomar cuidado porque fabrica cocaína e eles a enviam para os EUA", disse Trump quando perguntado sobre as críticas de Petro em relação à maneira como o governo Trump lidou com as tensões com a Venezuela.

Além dos ataques, Trump anunciou anteriormente um "bloqueio" de todos os navios petroleiros sob sanções que entram e saem da Venezuela. A Guarda Costeira dos EUA começou a perseguir um petroleiro em águas internacionais perto da Venezuela no domingo, no que seria a segunda operação desse tipo neste fim de semana e a terceira em menos de duas semanas, se for bem-sucedida.

"Talvez o vendamos, talvez o mantenhamos", disse Trump quando perguntado sobre o que aconteceria com o petróleo apreendido, acrescentando que ele também poderia ser usado para reabastecer as reservas estratégicas dos Estados Unidos.

Sem se referir diretamente às declarações ‌de Trump, Maduro disse que todo líder deve cuidar dos assuntos internos de seu próprio país.

"Se eu falar com ele novamente, eu lhe direi: cada país deve cuidar de seus próprios assuntos internos", disse Maduro, referindo-se a uma primeira ligação telefônica entre os dois líderes no mês passado.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade