PUBLICIDADE

PF vê ajuste para 'dominação do mercado' e mira 'cartel de cegonheiros' no ABC paulista

Agentes federais e promotores do Ministério Público de São Paulo investigam empresários e sindicalistas por organização criminosa e crimes contra a ordem econômica; seis mandados de buscas são cumpridos em São Paulo, Minas e Mato Grosso; veja

29 ago 2023 - 13h16
(atualizado às 15h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal e o Ministério Público de São Paulo deflagraram nesta terça, 29, uma operação que mira um 'cartel de cegonheiros' - caminhões que transportam carros e veículos novos. Batizada Ciconia, a ofensiva apura supostos crimes contra a ordem econômica e organização criminosa.

Agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Minas e Mato Grosso.

A PF suspeita de um ajuste ou acordo, entre dirigentes de empresas e do Sindicato Nacional dos Cegonheiros 'para a dominação do mercado ou a eliminação total ou parcial da concorrência'. O sindicato é um dos endereços em que os agentes fazem buscas.

As diligências têm apoio do Núcleo do ABC do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo, braço do Ministério Público estadual, e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) - órgão antitruste do governo federal que mira cartéis,

COM A PALAVRA, O SINDICATO NACIONAL DOS CEGONHEIROS

A reportagem do Estadão busca contato com o Sindicato Nacional dos Cegonheiros. O espaço está aberto para manifestação (pepita.ortega@estadao.com; fausto.macedo@estadao.com)

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade