PUBLICIDADE

Mundo

Partidos separatistas da Catalunha não fecham acordo para eleição de dezembro

8 nov 2017 - 07h42
(atualizado às 08h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Os partidos separatistas da Catalunha não conseguiram fechar acordo para uma candidatura conjunta na eleição regional de dezembro, complicando seus esforços de governar a região após terem iniciado o processo para se separar do restante da Espanha, provocando um turbilhão.

Líder destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, durante coletiva de imprensa em Bruxelas, Bélgica 31/10/2017 REUTERS/Yves Herman
Líder destituído da Catalunha, Carles Puigdemont, durante coletiva de imprensa em Bruxelas, Bélgica 31/10/2017 REUTERS/Yves Herman
Foto: Reuters

A tentativa de independência da Catalunha arrastou a Espanha para sua pior crise política em quatro décadas, desencadeando um êxodo comercial e forçando Madri a cortar suas previsões econômicas, além de reabrir antigas feridas da guerra civil espanhola dos anos 1930.

Grupos pró-independência convocaram uma greve geral na região para esta quarta-feira.

Partidos políticos catalães tinham até meia-noite de terça-feira para registrar coalizões antes da eleição do dia 21 de dezembro, mas as duas principais forças que formaram uma aliança para governar a região nos últimos dois anos não conseguiram acordar um novo pacto desta vez.

Embora eles ainda possam chegar a um acordo após a eleição, analistas políticos dizem que a falta de pacto sobre uma campanha conjunta também pode desencadear uma briga pela liderança no topo do movimento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade