Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo chefe da missão de supervisão da ONU para a Síria chega em Damasco

Compartilhar

O novo chefe da missão de supervisão da ONU na Síria (UNSMIS), o general norueguês Robert Mood, chegou neste domingo a Damasco para verificar o cumprimento do plano de paz para o país, informaram à Agência Efe fontes das Nações Unidas.

Quinze observadores militares desarmados já se encontram na Síria, e nesta segunda-feira deverão chegar mais quinze. A UNSMIS será composta ao todo por 300 integrantes.

As fontes consultadas explicaram que uma das funções de Mood é negociar as condições para a chegada dos observadores. O objetivo da UNSMIS é comprovar o cumprimento do plano de paz para a Síria, vigente desde 12 de abril, que estipula o fim da violência, a retirada dos tanques das cidades, a libertação dos detidos de forma arbitrária e o início de um diálogo entre o governo e a oposição, entre outros pontos.

Na quinta-feira passada, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, exigiu do regime de Bashar al Assad "o cumprimento de todos os compromissos" e qualificou a situação na Síria de "inaceitável".

Damasco respondeu a Ban num editorial no jornal governamental "Tishrin", no qual acusou a comunidade internacional de encorajar os ataques de grupos armados.

Apesar dos esforços, a violência continua no país. Neste sábado, os opositores Comitês de Coordenação Local denunciaram a morte de 31 pessoas, entre elas três menores, durante protestos antigovernamentais.

Na sexta-feira, onze pessoas morreram e outras vinte e oito ficaram feridas num duplo atentado no bairro de Al Maidan, no centro de Damasco, anunciou a televisão oficial.

Desde o começo do conflito, em março do ano passado, mais de dez mil pessoas morreram na Síria, segundo dados da ONU.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra