Nova proposta quer garantir água mineral gratuita para população carente de Porto Alegre
Projeto de lei é discutido em audiência pública e propõe doações de água por empresas, governo e pessoas físicas
Nesta quinta-feira (10), foi realizada uma audiência pública virtual pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre para debater o Projeto de Lei 203/25, que cria o Banco de Água Mineral POA. A proposta, apresentada por Gilvani o Gringo (Republicanos), busca viabilizar a distribuição de água mineral gratuita para pessoas em situação de vulnerabilidade social, especialmente as cadastradas no CadÚnico.
O texto sugere que empresas que envasam água, comércios, donos de poços artesanais e instituições públicas possam doar água mineral. O banco, então, ficaria responsável pela logística de entrega do recurso às famílias que mais necessitam.
De acordo com o autor do projeto, a baixa qualidade da água fornecida em várias regiões da cidade compromete a saúde da população. "Estamos propondo uma forma de garantir água potável a quem mais precisa", afirmou Gilvani. Ele defendeu que o investimento se justifica pela redução de despesas com tratamentos de saúde causados por contaminações.
A proposta agora será analisada pelas comissões da casa antes de ir a votação. A iniciativa visa também criar uma rede de solidariedade envolvendo todos os setores da sociedade no combate à crise hídrica urbana.
Com a informação CMPA.