Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Noivado de Taylor Swift impulsiona escolha da palavra do ano 2025

O website do Dicionário Cambridge registrou aumentos significativos nas buscas por 'parassocial', refletindo que milhões de pessoas se envolvem nessas relações

18 nov 2025 - 21h42
Compartilhar
Exibir comentários

O Dicionário Cambridge anunciou 'parassocial' como palavra do ano de 2025. O interesse crescente e os picos de busca por esta expressão acadêmica foram notavelmente impulsionados por um evento envolvendo a cantora pop Taylor Swift e seu noivado com o atleta da NFL Travis Kelce. A intensa repercussão e a celebração do momento por fãs que se identificam com a artista, apesar de não a conhecerem pessoalmente, destacaram o fenômeno subjacente ao conceito.

Taylor Swift e Travis Kelce
Taylor Swift e Travis Kelce
Foto: Reprodução/ Redes sociais / Perfil Brasil

A palavra 'parassocial' tem uma existência formal de sete décadas, mas o seu uso cotidiano aumentou recentemente, conforme observou Colin McIntosh, gerente do programa lexical do Dicionário Cambridge. O significado do termo, de acordo com o comunicado oficial, é "relacionado a uma conexão que alguém sente entre si e uma pessoa famosa que não conhece, um personagem de um livro, filme, série de TV, etc., ou uma inteligência artificial (IA)".

O website do Dicionário Cambridge registrou aumentos significativos nas buscas por 'parassocial', refletindo que milhões de pessoas se envolvem nessas relações. Simone Schnall, professora de psicologia social experimental na Universidade de Cambridge, ressaltou que as relações parassociais não são invariavelmente positivas e podem desenvolver aspectos problemáticos. Ela alertou que a formação de laços "intensos e pouco saudáveis" com influenciadores está se tornando uma característica da era atual. Esta dinâmica gera a sensação de "conhecer" e poder confiar na figura pública, levando a formas extremas de lealdade, mas fundamentalmente constitui uma relação "completamente unilateral".

Em um anúncio paralelo, o Dicionário Collins selecionou 'vibe coding' como a sua palavra do ano de 2025. Este termo descreve um processo inovador no desenvolvimento de software onde a Inteligência Artificial (IA) é usada para converter a linguagem natural em código de computador.

'Vibe coding' foi cunhada em fevereiro por Andrej Karpathy, engenheiro fundador da OpenAI e ex-diretor de IA da Tesla. A expressão refere-se à prática de descrever necessidades em linguagem comum, permitindo que a IA gere o código correspondente, em vez de exigir a escrita do código linha por linha. A inclusão da expressão na lista restrita da Collins reflete as tendências de linguagem e tecnologia observadas em 2025.

A prática facilita a criação de aplicativos básicos sem a necessidade de conhecimento técnico prévio de programação. Por exemplo, fornecer uma descrição simples como "crie um programa que organize minhas refeições semanais" é suficiente para utilizar a "programação intuitiva". Alex Beecroft, diretor-geral da Collins, afirmou que o termo "captura perfeitamente como a linguagem está evoluindo juntamente com a tecnologia". A escolha é baseada no monitoramento do Collins Corpus, um vasto banco de dados de palavras extraídas de diversas fontes de mídia, incluindo mídias sociais.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade