PUBLICIDADE

Mundo

UTIs da França dizem estar "cavando trincheiras" para guerra contra o coronavírus

24 mar 2020 - 12h21
Compartilhar
Exibir comentários

Emmanuelle Dubourg Davy, enfermeira de uma unidade de tratamento intensivo, sente que uma guerra foi declarada e sabe que seu hospital em Anger, cidade do oeste da França, será inundada em breve por pacientes de coronavírus gravemente doentes.

Profissionais de saúde em ação em hospital de Estrasburgo, França
24/03/2020
REUTERS/Christian Hartmann
Profissionais de saúde em ação em hospital de Estrasburgo, França 24/03/2020 REUTERS/Christian Hartmann
Foto: Reuters

O hospital-escola armazenou aventais cirúrgicos, máscaras e gel antisséptico, e escalas foram reformuladas para aumentar as horas de trabalho. Até agora, só 3 dos 24 leitos de UTI estão ocupados por pacientes de coronavírus, mas poucos de seus colegas duvidam que uma onda está a caminho.

"Estamos em pé de guerra, como se estivéssemos cavando trincheiras", disse ela.

Em toda a Europa, a pandemia está submetendo os sistemas de saúde pública a um estresse inédito, já tendo colocado a rede hospitalar da Itália de joelhos e levado a da Espanha à beira do colapso.

Agora que a espiral de infecções está subindo e as fatalidades disparando, a França é a próxima da fila, e o Reino Unido parece estar só alguns dias atrás.

Hoje a França tem quase 20 mil casos confirmados de coronavírus e cerca de 860 mortes. Dois de cada cinco dos 5 mil leitos de UTI do país já estão ocupados por pacientes de coronavírus.

No leste francês, no entorno de Estrasburgo e Mulhouse, cenário do segundo maior surto depois da região de Paris, as UTIs já estão sobrecarregadas. O Exército está montando um hospital de campanha e transferindo pacientes para outras cidades.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade