PUBLICIDADE

Mundo

UE e Reino Unido chegam a acordo sobre Brexit, diz imprensa

Proposta será debatida em reunião emergencial nesta quarta (14)

13 nov 2018 - 16h09
(atualizado às 16h15)
Compartilhar
Exibir comentários

Após intensa negociação na última semana, o Reino Unido e a União Europeia (UE) chegaram a uma proposta do acordo final do Brexit, o divórcio dos britânicos do bloco, informou a imprensa local nesta terça-feira (13).

UE e Reino Unido chegam a acordo sobre Brexit, diz imprensa
UE e Reino Unido chegam a acordo sobre Brexit, diz imprensa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    Segundo a rede "BBC", a primeira-ministra britânica, Theresa May, convocou uma reunião emergencial de gabinete para analisar o rascunho nesta quarta-feira (14). Além disso, todos os ministros do governo participarão nesta noite de reuniões privadas com a premier em Downing Street, sede do governo.

    "Uma fonte disse que o documento foi acordado em um nível técnico por funcionários de ambos os lados após intensas conversas nesta semana", diz a publicação.

    O jornal "The Guardian" informou que o documento principal contém mais de 400 páginas e os ministros poderão ler os arquivos antes da reunião. Já a rede pública de rádio e TV da Irlanda, a RTE, ressaltou que os negociadores fecharam um acordo sobre a questão da fronteira entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um estado-membro da UE.

    A questão da fronteira entre as duas Irlandas era o grande obstáculo que impedia o acordo final, já que o acordo de paz entre os países, firmado em 1998, prevê fronteiras abertas devido à ligação histórica entre os dois territórios.

    As negociações do Brexit são regidas por um princípio chamado "backstop", que garante que, se não houver acordo, a fronteira entre as Irlandas permanecerá inexistente. Neste caso, a Irlanda do Norte continuaria no mercado comum e na união alfandegária e ficaria submetida as regras diferentes do restante do Reino Unido. No entanto, tanto a Irlanda quanto a Irlanda do Norte querem a manutenção de fronteiras abertas, mas isso pode acabar criando uma região com status especial dentro do Reino Unido e até uma espécie de diferenciação entre o território e o restante do país. O governo May insiste para que o chamado "backstop" valha para todo o território britânico.

    Tanto o Reino Unido quanto Bruxelas querem agendar uma cúpula especial de líderes europeus no final de novembro para assinar o acordo de divórcio e uma declaração preliminar de seu futuro relacionamento, para que haja tempo do documento ser ratificado pelo Parlamento britânico e pelo europeu.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade