Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

UE diz que banho de sangue no Sudão é visível 'até do espaço'

RSF afirmaram ter detido guerrilheiros acusados de abusos

31 out 2025 - 13h26
(atualizado às 14h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia chamou de "horror" o massacre contra mais de 460 civis dentro de um hospital no Sudão, que segundo a comissária para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises do bloco, Hadja Lahbib, "é visível até do espaço".

Imagem de satélite divulgada pela Vantor mostra fumaça próximo ao aeroporto em El Fashir
Imagem de satélite divulgada pela Vantor mostra fumaça próximo ao aeroporto em El Fashir
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"O horror continua no Sudão. O banho de sangue em Darfur é visível até do espaço. O mundo não pode fechar seus olhos" para o que acontece no país africano, escreveu Lahbib no X nesta sexta-feira (31), acrescentando que "o povo sudanês precisa de paz".

A comissária exortou ainda as Forças de Apoio Rápido (RSF) e as Forças Armadas "a cessarem a hostilidade, consentir o acesso humanitário e voltar à mesa de negociações" diante da guerra civil iniciada entre as partes em abril de 2023.

Ainda hoje, as RSF declararam ter prendido diversos de seus paramilitares acusados de abusos durante a tomada da cidade de El Fashir, na região de Darfur, no domingo (26), palco da execução de centenas de civis, incluindo pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde dentro de um hospital na terça-feira (28).

Entre os detidos, está um comandante conhecido como Abu Lulu, que aparece cometendo assassinatos contra pessoas desarmadas e celebrando os homicídios em diversos vídeos publicados em seu perfil no Tik Tok.

"Abu Lulu foi preso e será julgado conforme a lei", disse um membro das RSF em um vídeo divulgado pelo grupo armado que mostra o comandante atrás das grades em uma suposta prisão ao norte de Darfur. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade