Fenômeno raro faz mar brilhar em tons azulados à noite no Uruguai; saiba o que é
Brilho chamou a atenção de moradores e turistas nas praias de Punta del Este
Um fenômeno raro de bioluminescência, causado por microorganismos chamados Noctiluca scintillans, iluminou as praias de Punta del Este, no Uruguai, com tons azulados à noite, encantando turistas e moradores.
Registros publicados nas redes sociais mostram que, na última semana, um fenômeno chamou a atenção nas praias de Punta del Este, no Uruguai. Nas imagens, ao quebrar as ondas, o mar passou a brilhar em tons azulados durante a noite e encantou moradores da região e turistas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo especialistas ouvidos pelos jornais La Nacion e El País, o fenômeno é chamado de bioluminescência, provocado pela presença de Noctiluca scintillans -- que são organismos marinhos microscópicos pertencentes ao grupo dos dinoflagelados.
Quando sofrem algum tipo de estímulo, como o movimento das ondas e o contato humano, as noctilucas conseguem emitir luz. Essa reação química natural funciona como um mecanismo de defesa. O efeito costuma acontecer quando o mar está calmo, a temperatura da água mais elevada e há alta concentração de microorganismos.
Tanto especialistas quanto autoridades afirmam que as noctilucas não representam perigo para a saúde humana. Conforme a Divisão de Meio Ambiente da Intendência de Maldonado, o brilho fica mais intenso em locais onde a infraestrutura limita a dispersão natural pelas correntes marítimas.
