Surto? Mais um caso de sarampo é confirmado em parque da Disneylândia nos EUA
As autoridades orientaram que quem esteve nesses locais nesse período verifique o estado de imunização
Mais um caso de sarampo foi confirmado na Disneylândia, nos EUA, levando as autoridades a reforçarem a importância da imunização e da vigilância epidemiológica diante do aumento expressivo de casos na região.
Um novo caso de sarampo associado à Disneylândia foi confirmado pelas autoridades americanas. De acordo com a Agência de Saúde do Condado de Orange, o segundo caso envolve uma pessoa que visitou o Parque Disneyland em 22 de janeiro, entre 8h e 16h, e o Parque Disney California Adventure das 15h até o fechamento.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a reportagem publicada pelo California Post, equipes de saúde trabalham em conjunto com a administração do parque para identificar funcionários que possam ter tido contato com a pessoa infectada e avaliar possíveis cadeias de transmissão.
No início da mesma semana, outro caso já havia sido confirmado, envolvendo um viajante internacional que chegou a Los Angeles e visitou a Disneylândia, o parque Disney California Adventure e um restaurante em um hotel da Disney em Anaheim. As informações também foram divulgadas pelo California Post.
As autoridades orientaram que quem esteve nesses locais nesse período verifique o estado de imunização, já que o sarampo pode se manifestar entre sete e 21 dias após a exposição.
As autoridades também divulgaram recomendações para quem possa ter sido exposto. Pessoas que não estão totalmente imunizadas ou que não sabem seu estado vacinal devem procurar um profissional de saúde para receber a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR).
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível. Os sintomas podem variar de febre, tosse, coriza, olhos vermelhos e uma erupção cutânea que geralmente começa no rosto antes de se espalhar para o resto do corpo.
Surto
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pediu na última quarta-feira, 4, a intensificação da vigilância epidemiológica e da vacinação, enquanto um surto crescente levou a um aumento nos casos de sarampo nas Américas.
O alerta da agência vem após casos e surtos em vários países da região, em meio a um aumento sustentado das infecções por sarampo em 2025 em comparação com os cinco anos anteriores, uma tendência que parece continuar.
Durante as três primeiras semanas de 2026, foram confirmados mais 1.031 casos de sarampo em sete países, com o maior número de casos relatados no México e nos Estados Unidos. Isso representa um aumento de 43 vezes em relação aos 23 casos relatados durante o mesmo período em 2025, informou a agência. (*Com informações da Reuters)