PUBLICIDADE

Mundo

Secretário coagido por Trump se pronuncia: "Ele pressionou"

Na ligação de sábado, Trump disse ao secretário Brad Raffensperger para que ele "achasse" votos suficientes para reverter sua derrota

4 jan 2021 - 18h06
(atualizado às 18h20)
Compartilhar
Exibir comentários

A principal autoridade eleitoral do Estado norte-americano da Geórgia disse na segunda-feira que o presidente Donald Trump, também do Partido Republicano, havia pressionado para que ele atendesse uma ligação "inapropriada" na qual o presidente pressionou o Estado a reverter sua derrota nas eleições presidenciais de Novembro lá. 

Secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger 
02/12/2020
REUTERS/Elijah Nouvelage
Secretário de Estado da Geórgia, Brad Raffensperger 02/12/2020 REUTERS/Elijah Nouvelage
Foto: Reuters

Na ligação de sábado, Trump disse ao secretário Brad Raffensperger para que ele "achasse" votos suficientes para reverter sua derrota eleitoral no Estado que fica na região sul do país, de acordo com uma gravação publicada pela imprensa norte-americana. 

"Eu nunca acreditei que fosse apropriado falar com o presidente, mas ele pressionou, eu acho que ele fez sua equipe nos pressionar. Eles queriam a ligação", disse Raffensperger ao programa da rede ABC "Good Morning America".

Dois deputados democratas pediram ao diretor do FBI Christopher Wray investigar a ligação na segunda-feira.

"Acreditamos que Donald Trump cometeu solicitação ou conspiração para cometer uma série de crimes eleitorais. Pedimos que abra imediatamente uma investigação criminal sobre o presidente", disseram em nota os deputados Ted Lieu e Kathleen Rice. 

O Departamento de Justiça não comentou o pedido dos parlamentares democratas. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade