Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelenskiy anuncia novo sistema de defesa aérea

19 jan 2026 - 18h05
Compartilhar
Exibir comentários

As Forças Armadas da Ucrânia estão introduzindo uma nova vertente de defesa aérea para transformar seu sistema, composta por pequenos grupos que utilizam drones interceptadores, enquanto o país se prepara ‌para novos ataques russos em massa, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta segunda-feira.

A Ucrânia ‌ainda está se recuperando de uma onda de ataques russos neste mês, que derrubou a energia e o aquecimento de milhares de blocos de apartamentos, especialmente na capital Kiev.

Zelenskiy tem pedido repetidamente que as defesas aéreas sejam reforçadas, incluindo maior assistência dos ‍aliados ocidentais da Ucrânia.

"Haverá uma nova abordagem para o uso das defesas aéreas pela Força Aérea, no que diz respeito a grupos de fogo móveis, drones interceptadores e outros recursos de defesa aérea de 'curto alcance'", disse Zelenskiy ‌em seu discurso noturno em vídeo.

"O sistema será transformado."

O presidente ‌anunciou a nomeação de um novo vice-comandante da Força Aérea, Pavlo Yelizarov, para supervisionar e desenvolver a inovação.

A Ucrânia desenvolveu rapidamente seu sistema de fabricação de drones desde que a Rússia lançou a invasão de seu vizinho menor em fevereiro de 2022, e enfatizou os drones interceptadores como uma maneira eficaz e econômica de impedir os ataques russos.

Em seus comentários, Zelenskiy alertou os ucranianos a serem "extremamente vigilantes" antes dos novos ataques russos previstos.

"A Rússia se preparou para um ataque, um ataque maciço, e está esperando o momento de realizá-lo", disse ele, pedindo a todas as regiões do país que "estejam preparadas para responder o mais rápido possível e ajudar as pessoas".

Zelenskiy e o ministro das Relações Exteriores, Andrii Sybiha, advertiram no fim de semana que a inteligência ucraniana havia notado que a Rússia estava realizando reconhecimento de alvos específicos, especialmente subestações que abastecem usinas nucleares.

O presidente também disse que ‌havia instruído a primeira-ministra, Yulia Svyrydenko, a tomar decisões nesta semana em relação às dificuldades dos recentes ataques, incluindo bônus para dezenas de milhares de membros da equipe de emergência que restauraram o aquecimento e a eletricidade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade