PUBLICIDADE

Mundo

Ex-presidente peruano é preso nos EUA e procurador busca extradição

16 jul 2019 - 16h05
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo foi preso nos Estados Unidos com uma ordem de extradição nesta terça-feira, segundo informou a Procuradoria Pública do país sul-americano em uma publicação em sua conta no Twitter.

Ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, em foto para registro policial em Redwood City, Califórnia (EUA) 
18/03/2019
San Mateo County Sheriff's Office/Divulgação via REUTERS
Ex-presidente do Peru, Alejandro Toledo, em foto para registro policial em Redwood City, Califórnia (EUA) 18/03/2019 San Mateo County Sheriff's Office/Divulgação via REUTERS
Foto: Reuters

Toledo, que governou o país entre 2001 e 2006, é um foragido da Justiça peruana por supostamente ter recebido 20 milhões de dólares da empreiteira brasileira Odebrecht em troca de favorecimento em obras públicas. O Peru requisitou formalmente a extradição do político aos Estados Unidos há um ano.

Toledo, de 73 anos, nega repetidamente qualquer irregularidade.

"Esta será a primeira apresentação do ex-presidente diante das autoridades de Justiça dos Estados Unidos, como parte do processo para retorná-lo ao país", disse o Ministério Público peruano em publicação.

O Peru passa por uma onda de escândalos políticos ligados à corrupção no caso da Odebrecht. O ex-presidente Pedro Pablo Kuczynski foi preso em sua casa com acusações de propinas ligadas à investigação.

Um outro ex-presidente peruana, Alan García, atirou contra a própria cabeça e suicidou-se em abril para evitar sua prisão, que também tinha conexão com supostas propinas da empreiteira brasileira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade