PUBLICIDADE

Mundo

Polícia desaloja sede de movimento neofascista em Roma

Força Nova ocupava imóvel público no bairro de San Giovanni

25 nov 2020 - 09h09
(atualizado às 10h16)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da Itália desalojou nesta quarta-feira (25) a sede do movimento neofascista Força Nova, situada em um prédio de propriedade da Prefeitura em Roma.

Policiais na sede do movimento neofascista Força Nova
Policiais na sede do movimento neofascista Força Nova
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A ação acontece cerca de duas semanas após a apreensão do quartel-general da antiga Irriducibili, a principal torcida organizada da Lazio e historicamente ligada a grupos de extrema direita. Ambas ficam no bairro de San Giovanni.

"Em plena emergência da Covid, na qual, com a falsa pandemia, estão reduzindo as famílias italianas à fome e tolhendo todas as liberdades pessoais e constitucionais, até os espaços de liberdade, arrancados da especulação e da degradação, acabam no moedor de carne da opressão", disse o líder do Força Nova em Roma, Giuliano Castellino.

O movimento liderou diversas manifestações negacionistas por conta das medidas de restrição do governo para conter a pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, que já infectou cerca de 1,5 milhão de pessoas e deixou mais de 51 mil mortos na Itália.

Esquerda

Também nesta quarta-feira, a polícia italiana desalojou uma ocupação em Roma feita por grupos de esquerda e chamada "Nuovo Cinema Palazzo", no bairro de San Lorenzo.

Durante a ação, estudantes da Universidade La Sapienza, vizinha à ocupação, improvisaram leituras nas ruas para protestar contra a intervenção policial.

O Nuovo Cinema Palazzo ficava em uma propriedade privada e costumava organizar debates, congressos, espetáculos musicais e aulas de história.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade