PUBLICIDADE

Mundo

Partidos alemães se reúnem em última tentativa para construir coalizão

18 nov 2017 - 11h45
Compartilhar
Exibir comentários

Os aspirantes a parceiros em coalizão para governar a Alemanha se reuniram neste sábado para uma rodada de negociações finais com o objetivo de encontrar um terreno comum em temas tão distintos quanto clima e política de imigração, na esperança de evitar uma nova eleição.

Para a chanceler alemã, Angela Merkel, uma estranha aliança entre conservadores, liberais e verdes é a sua melhor esperança de garantir um quarto mandato, mas as partes ainda estão distantes após quatro semanas de diálogo.

Os maiores pontos de fricção são as mudanças climáticas, com os verdes pedindo cortes de emissões que são vistos como economicamente desastrosos pelos demais, e a questão da imigração, com aliados conservadores de Merkel na Baviera insistindo em regras mais rígidas.

"Os próximos dois dias serão decisivos", disse Volker Kauder, líder parlamentar da conservadora União Democrata Cristã (CDU), de Merkel, quando chegou às negociações.

Todos estão ansiosos por evitar novas eleições diante do temor de que isso possa dar impulso ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD), que entrou no Parlamento pela primeira vez nas eleições de setembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade