Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Leão XIV diz que perdeu contato com único pároco de Gaza

Fala chega após Israel ordenar evacuação de 1 milhão de pessoas

9 set 2025 - 12h15
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Leão XIV afirmou nesta terça-feira (9) que não teve mais notícias do pároco da única paróquia católica da Faixa de Gaza, o padre argentino Gabriel Romanelli, após uma nova ordem de evacuação emitida pelo Exército de Israel.

Padre Gabriel Romanelli foi ferido em ataque israelense em julho passado
Padre Gabriel Romanelli foi ferido em ataque israelense em julho passado
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

As forças israelenses determinaram que todos os moradores deixem a Cidade de Gaza, maior centro urbano do enclave e que abriga quase 1 milhão de pessoas. Nas últimas semanas, no entanto, Romanelli indicou que permaneceria na paróquia apesar da iminente evacuação.

"Procurei o pároco e não tenho notícias. Eles estavam bem, mas, após essa nova ordem, não tenho certeza", disse Leão XIV a jornalistas na saída das vilas pontifícias de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.

Romanelli comanda a Paróquia da Sagrada Família, situada na área antiga da Cidade de Gaza e que já foi atacada por Israel em meados de julho. Na ocasião, o bombardeio deixou mais de 10 pessoas feridas, incluindo o padre argentino, e matou outras três. Segundo o Exército israelense, tratou-se de um "erro".

O sacerdote era interlocutor frequente do finado papa Francisco, que costumava ligar para a paróquia todas as noites para se atualizar sobre a situação da pequena comunidade católica no território palestino.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade