PUBLICIDADE

Mundo

Papa envia mensagem a Cirilo e pede 'esforços pela vida'

Patriarca da Igreja Ortodoxa Russa apoia invasão à Ucrânia

24 mai 2022 - 11h47
(atualizado às 11h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco enviou uma mensagem para o líder da Igreja Ortodoxa Russa, Cirilo, e pediu esforços para "proteger o valor e a dignidade da vida humana".

Papa Francisco durante evento no Vaticano
Papa Francisco durante evento no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A mensagem se deve ao "onomástico" de Cirilo, ou seja, dia em que se festeja o santo que dá nome a uma pessoa, e chega em meio à invasão russa contra a Ucrânia, guerra que conta com o apoio do Patriarcado de Moscou.

"A festa de São Cirilo, o grande apóstolo dos eslavos, me dá a oportunidade de lhe mandar minhas saudações e de assegurar orações para Sua Santidade e para a Igreja confiada a seu cuidado pastoral", diz a mensagem escrita por Francisco.

"Rezo para nosso pai celeste que o Espírito Santo nos renove e nos reforce no ministério do Evangelho, especialmente em nossos esforços para proteger o valor e a dignidade de cada vida humana", acrescentou o pontífice.

Patriarca de Moscou desde 2009, Cirilo é o principal líder religioso do país com a maior população ortodoxa no mundo em termos absolutos. Desde o início da invasão à Ucrânia, o primaz sempre mostrou alinhamento com o regime de Vladimir Putin e chegou a culpar o Ocidente e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) pela guerra.

A postura de Cirilo o afastou do papa Francisco, com quem se encontraria em junho deste ano, em Jerusalém, e provocou críticas do líder católico.

"Não somos clérigos de Estado, não podemos utilizar a linguagem da política, mas sim a de Jesus. Por isso, devemos buscar caminhos de paz, fazer cessar o fogo das armas. O patriarca não pode se transformar no coroinha de Putin", disse o pontífice em entrevista recente ao jornal italiano Corriere della Sera, ao relatar uma conversa por videoconferência com o patriarca. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade