Script = https://s1.trrsf.com/update-1781718913/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Publicidade

Países do Mercosul defendem ações conjuntas contra crime transnacional

Presidente do Paraguai pediu 'governos organizados' para combater facções

16 jun 2026 - 13h27
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Ministros da Justiça dos países do Mercosul e Estados associados reuniram-se em Assunção, no Paraguai, para discutir estratégias conjuntas de segurança, justiça e combate à criminalidade organizada transnacional.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña
O presidente do Paraguai, Santiago Peña
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O encontro, realizado sob a presidência pro tempore paraguaia, também contou com delegações de Argentina, Brasil e Uruguai, além de Chile, Colômbia, Equador, Panamá e Peru.

O presidente do Paraguai, Santiago Peña, abriu o evento defendendo a coordenação entre os Estados como ferramenta essencial para enfrentar o crime organizado, afirmando que o único modo de combatê-lo é com "governos organizados".

Durante o encontro, o Sistema de Intercâmbio de Informações de Segurança do Mercosul (Sisme) recebeu o apoio unânime dos participantes. Os países concordaram em promover ações conjuntas contra crimes complexos como tráfico de pessoas, drogas, armas, cibercrime e lavagem de dinheiro, que afetam a segurança e estabilidade regional.

As delegações também destacaram o valor estratégico de ferramentas tecnológicas e sistemas regionais de alerta e interoperabilidade para fortalecer a prevenção, a investigação e a resposta coordenada às ameaças transnacionais.

A reunião faz parte da agenda de integração regional promovida pelo Mercosul e visa consolidar mecanismos de cooperação mais eficazes para enfrentar os desafios da criminalidade organizada na América do Sul. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra