PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Ahmadinejad registra candidatura para eleições no Irã

12 abr 2017 - 05h14
(atualizado às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Mahmoud Ahmadinejad, ex-presidente do Irã
Mahmoud Ahmadinejad, ex-presidente do Irã
Foto: Reuters

O ex-presidente do Irã, o conservador Mahmoud Ahmadinejad, registrou nesta quarta-feira sua candidatura para as próximas eleições presidenciais, previstas para maio, apesar do líder supremo, Ali Khamenei, o ter desaconselhado e ele, supostamente, tinha aceitado não concorrer.

Ahmadinejad foi até a sede do Ministério do Interior, em Teerã, para acompanhar por duas vezes o vice-presidente Hamid Baqai, também candidato, e finalmente preencheu os formulários de registro, segundo confirmou à Agência EFE um responsável por seu escritório.

Depende agora se a candidatura será aceita pelo Conselho de Guardas, mas este ato inesperado coloca ainda mais incerteza ao pleito, onde se espera que o atual presidente, Hassan Rohani, tente a reeleição.

Mahmoud Ahmadinejad, presidente entre 2005 e 2013 tinha especulado concorrer nas eleições, mas Khamenei sugeriu que não o fizesse, pois causaria "uma sociedade bipolar, que é prejudicial" para o país.

Sobre esta questão, Ahmadineyad disse em recente entrevista à EFE: "Ele é o líder. Me recomendou para não concorrer e eu aceitei".

No entanto, o ex-presidente disse hoje à imprensa, no Ministério do Interior: "o conselho do líder não significava que eu não estaria presente".

"Minha participação é como um apoio a Baqai", disse, sobre os rumores de que a candidatura do ex-vice-presidente e homem de confiança de Ahmadinejad poderia ser desqualificada, já que ele passou alguns meses na prisão acusado de corrupção.

O registro de candidatos começou ontem e se prologará até o próximo dia 15 e o Ministério do Interior anunciará a lista definitiva os aceitos pelo Conselho de Guardas entre os dias 26 e 27 de abril.

Veja também

Brasil pressiona por eleições na Venezuela:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade