PUBLICIDADE

Mundo

ONU pede investigação de operação policial que deixou 25 mortos no Rio

7 mai 2021 - 07h54
Compartilhar
Exibir comentários

O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) pediu nesta sexta-feira uma investigação independente sobre uma operação policial contra traficantes de drogas na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, que deixou 25 pessoas mortas, incluindo um policial.

Policiais apontam suas armas durante operação na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro
06/05/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Policiais apontam suas armas durante operação na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro 06/05/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Foto: Reuters

A operação realizada na quinta-feira, na qual helicópteros foram usados, parece ser a mais letal em uma década, em uma longa história de uso "desproporcional e desnecessário" da força pela polícia, disse o porta-voz da ONU para Direitos Humanos Rupert Colville em uma entrevista da ONU em Genebra.

"Pedimos à promotoria que conduza uma investigação independente e ampla sobre o caso, de acordo com os padrões internacionais", disse Colville.

A força deve ser usada somente como último recurso e a polícia não tomou medidas para preservar as evidências na cena do crime, acrescentou ele.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade