Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nigéria afirma que mais 100 militares dos EUA chegam para combater islamistas

16 fev 2026 - 16h16
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 100 militares ‌americanos chegaram à Nigéria, enquanto Washington intensifica uma operação contra insurgentes islâmicos, disse um porta-voz da defesa nigeriana.

O presidente dos EUA, Donald Trump, acusou a Nigéria de não proteger os ⁠cristãos dos militantes islâmicos no noroeste do ‌país.

A Nigéria nega discriminar qualquer religião, afirmando que suas forças de segurança combatem grupos ‌armados que atacam tanto ‌cristãos quanto muçulmanos.

Os EUA realizaram ataques contra ⁠militantes ligados ao Estado Islâmico em dezembro, e uma pequena equipe militar americana tem operado no terreno para reforçar as capacidades de inteligência da Nigéria.

Nos últimos dias, vários aviões ‌transportando tropas e equipamentos americanos se dirigiram aos ‌estados do ⁠norte da ⁠Nigéria, de acordo com dados de rastreamento de voos ⁠analisados pela Reuters.

O ‌major-general Samaila Uba, ‌porta-voz do Quartel-General da Defesa da Nigéria, disse que as tropas irão treinar e aconselhar as forças locais, mas não participarão ⁠em combates.

No início deste mês, as forças armadas da Nigéria disseram que esperavam mais cerca de 200 soldados americanos.

O porta-voz presidencial Sunday Dare disse ‌que a Nigéria precisava de "apoio maciço do governo dos EUA" em termos de caças e ⁠munições, mas se recusou a fornecer números ou um prazo.

Os 240 milhões de habitantes da Nigéria estão divididos igualmente entre cristãos, principalmente no sul, e muçulmanos, principalmente no norte.

O país reconhece a existência de graves problemas de segurança, incluindo os causados por combatentes islâmicos, mas nega que os cristãos enfrentem perseguições generalizadas ou sistemáticas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade