PUBLICIDADE

Mundo

Ministra israelense é barrada na COP26 por usar cadeira de rodas

Governo britânico pediu desculpas por falta de acessibilidade

2 nov 2021 - 09h32
(atualizado às 09h59)
Compartilhar
Exibir comentários

A ministra do Ambiente de Israel, Karine Elharr, não conseguiu participar das reuniões na 26ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na segunda-feira (1º) porque o evento não tinha acessibilidade para cadeirantes.

Elharr não conseguiu participar de primeiro dia de reuniões entre ministros
Elharr não conseguiu participar de primeiro dia de reuniões entre ministros
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o relato da representante, ela esperou por cerca de duas horas para que houvesse um transporte adequado para a sede do evento. Depois, a organização da COP26 providenciou um pequeno ônibus, mas quando ele chegou, viu-se que não era adaptado.

Cansada de esperar, Elharr decidiu voltar para seu quarto no hotel.

"Foi uma conduta escandalosa e que nunca deveria ter ocorrido", disse ainda a ministra.

Desde que o incidente foi revelado, diversos representantes do governo britânico vieram a público pedir desculpas. O primeiro foi o embaixador do país em Israel, Neil Wigan. Nesta terça-feira (2), o ministro britânico para Agricultura, Ambiente e Pesca, George Eustice, também pediu desculpas.

"Nos desculpamos profundamente por esse incidente", disse Eustice que informou que Elharr estava convidada para participar da reunião de alto nível desta terça em Glasgow entre o premiê britânico, Boris Johnson, e o israelense, Naftali Bennett.

O episódio com a ministra israelense foi o mais grave, mas as críticas contra a organização da COP26 não param de aumentar, especialmente, pelo lento processo de registro dos delegados e representantes internacionais que precisam entrar no evento. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade