PUBLICIDADE

Mundo

McCarthy enfrenta contestação de republicanos linha-dura após lei do teto da dívida dos EUA

7 jun 2023 - 12h08
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, enfrenta uma revolta de republicanos linha-dura que o acusam de trair um acordo que o elegeu para liderar a Casa, levantando dúvidas sobre a segurança no cargo do principal republicano no Congresso.

Cerca de uma dezena de parlamentares linha-dura lançou um esforço republicano na Câmara dos Deputados na terça-feira para bloquear novas regulamentações ambientais sobre fogões a gás domésticos, juntando-se aos democratas para anular a medida na Câmara controlada pelos republicanos.

A promessa dos linha-dura de usar "regras processuais" em outras votações, a menos que McCarthy concorde com seus termos, levantou questionamentos se a Câmara será capaz de avançar com outras legislações.

Esses radicais estavam entre os republicanos da Câmara que se opuseram à eleição de McCarthy como presidente da Casa em janeiro até que ele concordou com concessões que tornaram mais fácil desafiar sua liderança.

Eles também estavam entre os 71 republicanos que se opuseram à legislação do teto da dívida aprovada na semana passada. Eles afirmam que McCarthy e sua equipe falharam em entregar cortes de gastos prometidos, ignoraram suas contribuições e retaliaram contra um de seus membros.

"O que planejamos fazer é estar prontos em todos os momentos, agindo de boa fé, para reconstruir a unidade que foi destruída na semana passada", disse o deputado Dan Bishop, um dos linha-dura.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade