Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula promete ao Chile mesma ajuda dada ao Haiti

1 mar 2010 - 10h47
(atualizado às 11h56)
Compartilhar

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira que, embora o Chile seja um país mais rico e mais preparado para enfrentar um terremoto, o Brasil será tão solidário ao país andino como fez com o Haiti.

"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários com o Chile como estamos sendo solidários com o Haiti", disse o governante brasileiro em seu programa de rádio semanal, o Café com o Presidente.

Lula afirmou ainda que a ajuda do Brasil dependerá das necessidades chilenas e da conversa que terá com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, com a qual ainda não conseguiu falar devido ao não funcionamento das linhas telefônicas.

"Obviamente que tudo vai depender da conversa com a presidente nos próximos dias, mas vamos enviar nossas equipes para discutir sobre o que eles precisam. Podem ter certeza de que, de novo, o Brasil será solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofrer uma catástrofe", afirmou.

"O Chile tem a vantagem de ser um país mais estruturado. É um país que, historicamente, vive com terremotos, por isso tem uma Defesa Civil mais preparada. É um país mais rico e com construções mais sólidas, mas, no que for necessário, seremos solidários", acrescentou.

Sobre o Haiti, país no qual esteve na semana passada, Lula disse que o Brasil pretende conversar com outros países sobre a necessidade de reconstrução da nação caribenha.

"O Brasil decidiu, junto com a Unasul (União de Nações Sul-americanas), fazer uma doação de US$ 100 milhões, proporcional à população e ao PIB de cada país. Vamos conversar com os países doadores para trabalhar na recuperação", disse.

"Mas, para ser sincero, é necessário quase que construir um outro país, especialmente a partir da capital. Penso que precisaremos de muita solidariedade e muito trabalho para que conseguirmos recuperar o Haiti definitivamente e fazer com que aquele povo viva com mais dignidade, com mais cidadania", acrescentou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra