Kremlin diz que cessar-fogo de Natal proposto pela Ucrânia depende de acordo de paz
O Kremlin disse nesta terça-feira que uma trégua de Natal proposta pela Ucrânia dependeria de um acordo de paz ser alcançado ou não.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, afirmou na segunda-feira que Kiev apoia a ideia de um cessar-fogo, em particular para ataques à infraestrutura de energia, durante o período de Natal.
Questionado sobre a ideia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou: "A questão agora é se nós, como diz o presidente (Donald) Trump, chegaremos a um acordo ou não."
Peskov disse que é improvável que a Rússia participe de tal cessar-fogo se a Ucrânia estiver focada em "soluções inviáveis de curto prazo" em vez de um acordo duradouro.
"Queremos paz. Não queremos uma trégua para dar à Ucrânia um espaço para respirar e se preparar para a continuação da guerra", afirmou Peskov aos repórteres.
"Queremos parar esta guerra, atingir nossos objetivos, assegurar nossos interesses e garantir a paz na Europa para o futuro. É isso que queremos."
Peskov disse que Moscou ainda não tinha visto os detalhes das propostas de garantias de segurança no estilo da Otan para a Ucrânia que as autoridades norte-americanas e europeias disseram que Washington se ofereceu para fornecer.