PUBLICIDADE

Mundo

Jogadores brasileiros na Ucrânia pedem "socorro"

Diego Silva e Renan Oliveira, atletas do FC Kolos Kovalivka, fizeram apelo nas redes sociais para deixar o país

24 fev 2022 - 20h32
(atualizado às 20h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Diego Silva e Renan Oliveira, jogadores brasileiros do FC Kolos Kovalivka, pedem ajuda para deixar a Ucrânia
Diego Silva e Renan Oliveira, jogadores brasileiros do FC Kolos Kovalivka, pedem ajuda para deixar a Ucrânia
Foto: Reprodução/Instagram

A escalada de ataques russos à Ucrânia também afeta a vida dos brasileiros que vivem no país. Diego Silva e Renan Oliveira, atletas do FC Kolos Kovalivka, fizeram um apelo pelas redes sociais para deixar Ucrânia. Em vídeo divulgado nesta quinta-feira, 24, os jogadores comentam a situação difícil que vivem e pedem ajuda das autoridades.  

"A gente fez esse vídeo para pedir ajuda das autoridades do Brasil. A gente passa uma situação muito difícil aqui", disse Renan. Já Diego, que estava ao lado da esposa, reforçou o apelo para deixar a Ucrânia e destinou o pedido a "quem puder nos ajudar a sair do país e nos manter seguros". 

Mais cedo jogadores do Shakhtar Donetsk e Dínamo Kiev, ao lado de suas famílias, pedira ajuda para as autoridades brasileiras para que também sejam retirados da região. 

Evacuação é improvavél

O Itamaraty informou não há condições de segurança para a evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia. Estima-se que há cerca de 500 nacionais em território ucraniano. Até o momento o órgão criou um cadastro para os brasileiros que desejam deixar o país e pediu para que eles permaneçam abrigados, em casa, seguindo as recomendações das autoridades locais.

Somente os brasileiros que vivem na região leste da Ucrânia receberam aorientação de deixar o país o quanto antes, ainda que por meios próprios. Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro disse estar "totalmente empenhado" em ajudar os nacionais que estão no país e disponibilizou um contato para plantão consular.

Nesta quinta-feira, a Rússia iniciou ataques militares no leste da Ucrânia, mas há relatos de que bombas também foram ouvidas em Kiev, na capital do país. Países do ocidente prometem impor sanções contra a nação de Vladimir Putin, mas há pouco esclarecimento sobre o que pode acontecer nos próximos dias. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade