PUBLICIDADE

Mundo

Japão planeja usar remédios anti-HIV contra coronavírus

Governo está fazendo "preparativos para que testes clínicos com medicação para HIV", disse porta-voz

18 fev 2020 - 10h28
(atualizado às 11h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O Japão planeja começar a usar testes de remédios anti-HIV para tratar pacientes de coronavírus. O principal porta-voz do País afirmou, nesta terça-feira (18), que o aumento no número de casos é uma ameaça crescente à economia e à saúde pública.

O governo está fazendo "preparativos para que testes clínicos com medicação para HIV para o novo coronavírus possam começar o mais cedo possível", disse Yoshihide Suga em um briefing, mas acrescentando que não sabe dizer quanto tempo pode ser preciso para se aprovar o uso de um remédio.

Pessoas com máscaras de proteção acompanham festival em templo em Okayama, no Japão
15/02/2020 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Pessoas com máscaras de proteção acompanham festival em templo em Okayama, no Japão 15/02/2020 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Foto: Reuters

Mais 88 pessoas foram diagnosticadas com o vírus no navio de cruzeiro Diamond Princess, que está em quarentena no porto de Yokohama, elevando o número total de passageiros infectados para 542, disse o Ministério da Saúde.

Outros três casos foram detectados no município de Wakayama. Segundo a mídia local, o filho de um médico infectado com o vírus.

Como a economia em contração aprofunda o temor de uma recessão, a proliferação do vírus induziu Tóquio a reduzir a dimensão de aglomerações públicas, e algumas empresas estão orientando seus funcionários a trabalharem em casa.

Remédios para HIV estão sendo alardeados como uma cura possível para o coronavírus, que já matou quase 1.900 pessoas na China continental. Nenhuma terapia se mostrou plenamente eficaz contra a infecção.

Chineses começaram a explorar maneiras heterodoxas de receber tratamento - algumas delas apelaram a pacientes soropositivos e a importadores ilegais por remédios.

Na Tailândia, médicos disseram que parece que tiveram algum sucesso ao tratar vários casos da doença com uma combinação de medicamentos para gripe e HIV.

A procura de máscaras cirúrgicas está disparando no Japão, e a polícia está investigando o roubo de 6 mil máscaras denunciado pelo Hospital da Cruz Vermelha de Kobe, disse uma autoridade hospitalar.

Autoridades japonesas prometeram trabalhar duro para evitar transtornos na Olimpíada de Tóquio, que começa em julho, mas o temor do vírus levou a equipe olímpica de arco e flecha da Mongólia a cancelar um treinamento no Japão, disse a agência de notícias Kyodo

Veja também:

Por que estes refugiados passaram 30 anos vivendo nas ruínas do balneário favorito de Stálin:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade