Itália reforça segurança em linhas de alta velocidade com IA e drones
País foi afetado por sabotagens nos últimos dias
As autoridades italianas decidiram nesta segunda-feira (16) que utilizarão inteligência artificial e drones para evitar novas sabotagens nas linhas de alta velocidade do país.
De acordo com o projeto de segurança, debatido pelo governo de Giorgia Meloni, os drones vão monitorar áreas sensíveis, e a IA reforçará os sistemas de videovigilância. O documento também prevê a ampliação das cercas ao longo de infraestruturas essenciais e da rede ferroviária.
A proteção foi reforçada em toda a malha ferroviária que liga a Itália de norte a sul, após sabotagens que interromperam repetidamente os serviços nos últimos dias, causando transtornos a milhares de pessoas.
As autoridades também decidiram implementar inspeções mais rigorosas nos trens, além de fortalecer o programa "Estações Seguras" nas principais estações ferroviárias e nas áreas de maior movimento.
No fim de semana, dois incidentes de vandalismo foram registrados perto da capital italiana, com menos de uma hora de diferença entre eles. O Ministério Público de Roma deverá abrir em breve uma investigação sobre as sabotagens.
As acusações podem incluir conspiração para cometer terrorismo e atentado contra a segurança dos transportes, como já foi decidido pelas Procuradorias de Bolonha e Ancona. .