Script = https://s1.trrsf.com/update-1761143121/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Itália discute tirar processos de cidadania de consulados

Projeto de lei está em análise na Câmara dos Deputados

14 out 2025 - 12h39
(atualizado às 14h24)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara dos Deputados da Itália começou a discutir um projeto de lei que centraliza no Ministério das Relações Exteriores a tramitação de processos de reconhecimento de cidadania por direito de sangue protocolados fora do país, tarefa que hoje recai sobre os consulados.

Vista externa da sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália
Vista externa da sede do Ministério das Relações Exteriores da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida já havia sido proposta pelo vice-premiê e chanceler Antonio Tajani em março passado, com o objetivo de desafogar escritórios consulares no mundo todo.

O projeto prevê uma revisão em serviços para cidadãos e empresas italianas em outros países, incluindo a instituição de um escritório na sede do Ministério das Relações Exteriores dedicado à gestão centralizada de processos de reconhecimento da cidadania por direito de sangue (jus sanguinis).

Já o prazo para tramitação dos procedimentos seria de 36 meses, porém o novo escritório entraria em funcionamento apenas em 2028. Até lá, os processos continuariam com os consulados.

O governo da premiê Giorgia Meloni tem maioria confortável para aprovar a iniciativa, apesar das críticas da oposição.

"Prossegue o ataque aos italianos no exterior e a seus direitos", disse o vice-líder do progressista Partido Democrático (PD) na Câmara, Toni Ricciardi. "Os italianos no mundo não são um problema nem uma ameaça, mas sim um recurso fundamental para a Itália", salientou.

O debate chega na esteira das mudanças promovidas pela gestão Meloni no princípio do jus sanguinis, que agora é reconhecido apenas para descendentes que tenham um dos pais ou um dos avós nascido na Itália e com cidadania exclusivamente italiana.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade