Irã afirma que não negociará suas capacidades de mísseis
As capacidades de mísseis do Irã são sua linha vermelha e não são um assunto a ser negociado, disse um assessor do líder supremo do Irã na quarta-feira, enquanto Teerã e Washington miram nova rodada de negociações para evitar um conflito.
Diplomatas dos EUA e do Irã mantiveram conversações indiretas na semana passada em Omã, em meio a um reforço naval regional dos EUA que ameaça o Irã.
"As capacidades de mísseis da República Islâmica não são negociáveis", disse Ali Shamkhani, de acordo com a mídia estatal, enquanto participava de uma marcha comemorativa do 47º aniversário da Revolução Islâmica.
Washington há muito busca estender as negociações sobre as capacidades nucleares do Irã para abranger também seu programa de mísseis. O Irã afirmou que está preparado para discutir restrições ao seu programa nuclear em troca do levantamento das sanções, mas descartou repetidamente vincular a questão a outros assuntos, incluindo mísseis.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, deve aproveitar uma reunião com Trump em Washington na quarta-feira para pressionar por qualquer acordo entre os EUA e o Irã que inclua limitações aos mísseis de Teerã.
No domingo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse que o programa de mísseis de Teerã nunca fez parte da agenda das negociações.