Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hamas retoma buscas por restos mortais de último refém israelense

Processo havia sido paralisado devido ao mau tempo em Gaza

7 jan 2026 - 16h22
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O grupo fundamentalista islâmico Hamas informou nesta quarta-feira (7) que retomou as buscas pelos restos mortais do último refém israelense na Faixa de Gaza, após uma pausa de duas semanas provocada pelo mau tempo.

Processo havia sido paralisado devido ao mau tempo em Gaza
Processo havia sido paralisado devido ao mau tempo em Gaza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O governo de Israel havia declarado anteriormente que aguardava a devolução do corpo de Ran Gvili antes de iniciar as negociações sobre a segunda fase do frágil acordo de cessar-fogo com o Hamas, em vigor desde outubro.

Um representante do Hamas afirmou que o braço armado do movimento, as Brigadas Ezzedine al-Qassam, acompanhadas por equipes da Cruz Vermelha, retomaram as buscas no bairro de Zeitun, localizado no sudeste da Cidade de Gaza.

"As buscas foram retomadas e esperamos recuperar o corpo para encerrar a questão da troca", disse o integrante do Hamas, ao instar Israel a concluir a primeira fase do acordo e a reabrir a passagem de fronteira de Rafah.

O Fórum das Famílias de Reféns e Pessoas Desaparecidas celebrou a decisão do Hamas de retomar as buscas pelos restos mortais de Gvili, "após um período angustiante de quase um mês".

"Depois de um mês difícil, marcado pela incerteza e pela impotência, estamos profundamente aliviados com o retorno das equipes de busca", afirmaram Itzik e Tal Gvili, pais de Ran.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade