Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo da Itália anuncia criação de 'exército cibernético'

Força terá até 1,5 mil agentes para atuar no ambiente digital

16 out 2025 - 11h13
(atualizado às 13h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália terá em breve seu próprio exército cibernético, formado por 1,2 mil a 1,5 mil agentes preparados para defender o país no ambiente digital.

O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto
O ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (16) pelo ministro da Defesa italiano, Guido Crosetto, durante participação por videoconferência no evento de tecnologia ComoLake, em Cernobbio, no norte da península.

"Deve ser estabelecida uma estrutura inicial com 1,2 mil a 1,5 mil efetivos, a maioria deles operacionais, mas o objetivo é alcançar uma força ainda maior e totalmente autônoma, capaz de atuar efetivamente em todo o espectro de ameaças", disse, sem dar prazos para iniciar o projeto.

Segundo Crosetto, o ambiente digital é equiparável aos domínios da segurança "na terra, no mar, no ar e no espaço", e defendê-lo exige "capacidades delicadas, constantes e integradas". "É aqui que toma forma a ideia de uma força cibernética nacional, com um componente civil e militar capaz de operar 24 horas por dia, sete dias por semana e 365 dias por ano", acrescentou.

O ministro ainda disse que essa capacidade não pode ser "apenas defensiva", mas também deve ser uma "forma de dissuasão que comunique ao exterior a prontidão do país para proteger a própria soberania informativa". "A tecnologia é nossa nova linha de defesa", afirmou.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade