PUBLICIDADE

Mundo

França vai proibir viagens não essenciais para Reino Unido

Medida entra em vigor no dia 18 por temores com a Ômicron

16 dez 2021 - 10h42
(atualizado às 10h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A França vai vetar as viagens não essenciais de e para o Reino Unido a partir do próximo sábado (18) por conta dos temores da disseminação da nova variante da Covid-19, a Ômicron, anunciou formalmente o governo nesta quinta-feira (16).

Viagens entre França e Reino Unido por motivos turísticos ou de trabalho serão suspensas
Viagens entre França e Reino Unido por motivos turísticos ou de trabalho serão suspensas
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A partir da meia-noite do sábado, haverá a "obrigação de ter um motivo essencial para viajar ou vir do Reino Unido, seja para vacinados ou não vacinados". "As pessoas não poderão mais viajar por motivos turísticos ou profissionais", informa ainda o comunicado.

Pouco antes da nota oficial, o porta-voz do governo, Gabriel Attal, informou que os testes negativos para aqueles que poderão entrar "terão a validade reduzida de 48 horas para 24 horas".

"Limitaremos as razões para vir do Reino Unido e a viagem será limitada aos cidadãos e aos residentes franceses e suas famílias. O turismo ou as viagens profissionais para as pessoas que não têm nacionalidade francesa ou europeia ou não são residentes serão limitados", acrescentou Attal.

O representante ainda pontuou que as medidas estão sendo tomadas para "retardar o máximo possível o desenvolvimento da Ômicron em nosso país e aproveitar para fazer a campanha do reforço da vacinação".

A França vem batendo seus recordes de casos durante a pandemia nas últimas semanas. Desde o fim de novembro, há cerca de 50 mil casos por dia - com picos de mais de 64 mil, como ocorreu nesta quarta-feira (15).

Por outro lado, o Reino Unido voltou a impor algumas regras sanitárias para tentar conter a nova onda de contágios, que também é recorde, e segundo o governo, já é reflexo da disseminação da Ômicron. Conforme o Ministério da Saúde, cerca de 40% dos contágios sequenciados são da nova cepa, que tem tudo para superar a anterior, a Delta. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade