PUBLICIDADE

Mundo

Filipinas condena "barreira flutuante" chinesa no Mar da China Meridional

24 set 2023 - 15h35
Compartilhar
Exibir comentários

A Filipinas acusaram neste domingo a guarda costeira da China de instalar uma "barreira flutuante" numa área disputada do Mar da China Meridional, alegando que isso impede os filipinos a entrar e pescar no local.

A guarda costeira de Manila e o Departamento de Pesca e Recursos Aquáticos "condenam veementemente" a instalação da barreira pela China em parte de Scarborough Shoal, postou o comodoro Jay Tarriela, porta-voz da guarda costeira, na plataforma de mídia social X, antigo Twitter.

A barreira impede o acesso dos pescadores aos cardumes e impede que exerçam suas atividades de pesca e de subsistência", afirmou.

"A (Guarda Costeira das Filipinas) continuará a trabalhar em colaboração com todas as agências governamentais envolvidas para enfrentar estes desafios, defender os nossos direitos marítimos e proteger os nossos domínios marítimos", disse Tarriela.

A embaixada chinesa em Manila não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

A China reivindica 90% do Mar da China Meridional, sobrepondo-se às zonas econômicas exclusivas do Vietnã, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas.

Pequim tomou o Scarborough Shoal em 2012 forçando os pescadores das Filipinas a viajarem mais longe para exercer a atividade.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade