PUBLICIDADE

Mundo

Filha de Duterte anuncia que integrará chapa de Marcos em eleição presidencial das Filipinas

16 nov 2021 - 15h28
Compartilhar
Exibir comentários

A filha do presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, será a colega de chapa de Ferdinand Marcos Jr. na eleição presidencial do ano que vem, disseram os dois candidatos nesta terça-feira, confirmando semanas de especulação sobre uma aliança entre duas famílias poderosas.

Postulando a vice-presidência, Sara Duterte-Carpio, de 43 anos, anunciou em uma mensagem de vídeo sua intenção de concorrer na chapa de Marcos, a reviravolta mais recente do drama político filipino, que eletriza o país.

"Meu partido se aliou e pediu apoio para Bongbong Marcos e para mim depois que aceitei seu desafio e seu apelo", disse Duterte-Carpio aos apoiadores, referindo-se ao presidenciável de 64 anos pelo apelido.

Marcos, filho homônimo do ditador falecido que foi deposto em uma revolta em 1986, também emitiu um comunicado anunciando sua parceria com Duterte-Carpio.

"Nós e nossos partidos concordamos em buscar uma liderança unificada caso tenhamos a felicidade de vencer a eleição de 9 de maio de 2022", disse ele no comunicado.

Nas Filipinas, presidente e vice-presidente são eleitos separadamente.

A aliança seria formidável e um impulso para as duas campanhas, dizem analistas, já que Marcos poderia capitalizar a base de apoio ampla dos Dutertes no sul e Duterte-Carpio provavelmente ganharia com as décadas de domínio da dinastia Marcos em seu bastião do norte.

Especialistas dizem que Marcos emerge como favorito devido à decisão de Duterte-Carpio de não concorrer contra ele, já que ela liderou pesquisas de opinião sobre candidatos presidenciais no decorrer do ano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade