PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: 2 morrem em protestos próximos ao parlamento da Crimeia

Duas pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas em confrontos; uma multidão cercou o prédio do Parlamento na madrugada desta quinta-feira

27 fev 2014 - 07h31
(atualizado às 08h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Ucranianos empurram uns aos outros durante confrontos em frente ao parlamento da Crimeia
Ucranianos empurram uns aos outros durante confrontos em frente ao parlamento da Crimeia
Foto: Reuters

O atual ministro do Interior da Ucrânia, Arsen Avakov, colocou a polícia e as forças de segurança do país em alerta após um grupo armado desconhecido invadir os edifícios do parlamento e da administração regional da Crimeia nesta quinta-feira.

Homens armados invadiram o edifício do governo e do parlamento da Ucrânia na península da Crimeia nesta quinta e hastearam uma bandeira russa o que parece demonstrar a discordância com o atual governo
Homens armados invadiram o edifício do governo e do parlamento da Ucrânia na península da Crimeia nesta quinta e hastearam uma bandeira russa o que parece demonstrar a discordância com o atual governo
Foto: Reuters

O grupo hasteou uma bandeira da Rússia no prédio, o que demonstraria a discordância em relação ao atual governo e as novas regras do país. Ainda não se sabe a identidade dos homens armados, que ainda não fizeram exigências. No entanto, testemunhas disseram que “eles se parecem russos e podem ser do grupo separatista que apoia a integração com a Rússia”.

Os edifícios foram invadidos pelo grupo armado por volta das 4h manhã desta quinta-feira, de acordo o primeiro-ministro da Crimeia, Anatoly Mogilyov, que apoia o ex-presidente Viktor Yanukovych.

A agência de notícias Interfax falou sobre a invasão ao parlamento com uma testemunha, que disse que o grupo era formado por cerca de 60 pessoas que portavam muitas armas. Ninguém foi ferido no momento da invasão.

"Quando a polícia chegou, eles [os homens armados] pareciam assustados. Perguntei-lhes o que eles queriam e me disseram: 'queremos tomar nossas próprias decisões, para não ter Kiev nos dizendo o que fazer'", disse uma testemunha à Reuters. 

Um grupo de cem policiais protegem os arredores do parlamento da Crimeia nesta manhã de quinta-feira. 

Milhares de pessoas se reuniram em frente ao edifício do parlamento nesta quarta-feira, 26. Uma multidão se dividia entre os que apoiam o novo governo e aqueles que pedem a integração com a Rússia. Duas pessoas foram mortas e mais de 35 ficaram feridas em confrontos, segundo o ministro da saúde da Crimeia. 

A Crimeia é a única região da Ucrânia com a maioria étnica russa, formando grande parte da oposição à nova liderança política em Kiev, após a derrubada do presidente Viktor Yanukovich no sábado, 22. 

O presidente da Rússia, Vladmir Putin, ignorou pedidos dos russos da Crimeia para recuperar o território entregue à Ucrânia soviética pelo líder comunista soviético Nikita Khrushchev, em 1954.

Os EUA disseram que qualquer ação militar russa no país seria um erro grave.  Porém, o ministério das relações exteriores da Rússia enviou um comunicado dizendo que Moscou iria "defender seus compatriotas e reagir sem compromisso a qualquer violação de seus direitos". O ministro manifestou preocupação com "a grande escala de violações dos direitos humanos, ataques e vandalismo" na ex-república soviética.

Com informações da Reuters.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" data-cke-710-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade