Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Sarkozy: vitória da UMP mostra desejo de mudança na França

Conservadores lideram as urnas nas eleições regionais francesas

22 mar 2015 - 19h20
(atualizado às 19h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente da França e líder do partido conservador União para um Movimento Popular (UMP), Nicolas Sarkozy, afirmou que o triunfo de sua legenda nas eleições regionais "mostra o profundo desejo dos franceses de uma mudança clara".

Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy em evento político antes de eleição interna do partido UMP. 25/11/2014
Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy em evento político antes de eleição interna do partido UMP. 25/11/2014
Foto: Philippe Wojazer / Reuters

Sarkozy acrescentou que seu partido não buscará "nenhum acordo" no 2º turno no próximo domingo com a legenda de extrema-direita Frente Nacional (FN), em referência aos departamentos nos quais nenhuma candidatura conseguiu 50% dos votos.

As primeiras pesquisas de boca de urna indicam uma vitória global para a aliança entre a UMP e a centrista União de Democratas e Independentes (UDI), que obteria entre 31% e 36%.

Sarkozy disse considerar que, o país se afastou da esquerda por suas "mentiras" e pediu aos eleitores da extrema-direita para que confiem na UMP, já que a FN de Marine le Pen "não apresentará nada contra as dificuldades dos franceses".

"Ao contrário, as agravará", frisou o líder dos conservadores e presidente da França entre 2007 e 2012.

Boca de urna

Segundo as primeiras pesquisas de boca de urna, logo atrás da UMP ficaria a Frente Nacional, com 25% dos eleitores. Em terceiro estaria o Partido Socialista (PS), com 20%.

O sistema de votação nas eleições regionais é inédito, por isso é difícil estabelecer uma comparação direta com pleitos anteriores. O deste ano, que terá segundo turno no próximo domingo, reúne eleições cantonais e departamentais, em virtude de uma reforma administrativa aprovada em 2013.

No ano  de 2011, só se votava em metade dos departamentos.

Deputados franceses aprovam lei para sedação terminal:

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade