Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Russos caem em lista britânica de bilionários após crise

Os ucranianos e os russos mais ricos da Grã-Bretanha sentiram no bolso os impactos da intervenção em Kiev

10 mai 2014 - 19h27
(atualizado às 19h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Por causa da crise na Ucrânia o russo Alisher Usmanov deixou de ser o homem mais rico da Grã-Bretanha</p>
Por causa da crise na Ucrânia o russo Alisher Usmanov deixou de ser o homem mais rico da Grã-Bretanha
Foto: AP

O russo Alisher Usmanov perdeu a posição de homem mais rico da Grã-Bretanha, de acordo com o jornal Sunday Times, depois que a crise na Ucrânia varreu bilhões de libras das contas bancárias de oligarcas russos e ucranianos.

Os irmão indianos Sri e Gopi Hinduja, que moram em Londres e controlam o Grupo Hinduja, conglomerado global de automóveis, bancos e investimentos, subiram para o topo da lista como a dupla mais abastada da Grã-Bretanha, com bens no valor de 11,9 bilhões de libras.

Usmanov, listado como homem mais rico da Rússia pela revista Forbes, perdeu 2,7 bilhões de libras ao longo do último ano e caiu para o segundo lugar na lista de bilionários britânicos da revista do Sunday Times.

A Grã-Bretanha tem mais bilionários em relação à população do que qualquer outro país, segundo o diário, que estimou a riqueza combinada dos 104 membros de sua lista em 301 bilhões de libras, mais de 50 bilhões a mais que em 2013.

Philip Beresford, que compila a tabela anual, disse que os russos e ucranianos no topo da lista viram sua riqueza reduzida pela intervenção na Ucrânia, o que levou o rublo a cair para o valor mais baixo da história e as ações russas a despencarem.

"O mal estar da economia russa e a crise atual tiveram seu efeito em todos eles", disse Beresford.

O ucraniano-norte-americano Len Blavatnik, proprietária da gravadora Warner Music, e Roman Abramovich, dono do clube de futebol inglês Chelsea, perderam juntos 1,8 bilhão de libras nos doze últimos meses.

Países ocidentais reagiram à anexação russa da região ucraniana da Crimeia impondo sanções limitadas contra Moscou e visando alguns políticos e líderes empresariais russos vistos como envolvidos na crise ucraniana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade