PUBLICIDADE

Europa

Príncipe William e Kate: a esperança da monarquia e a nova "princesa do povo"

William e Kate Middleton se conheceram na universidade em 2001, anunciaram o noivado em novembro de 2010 e casaram em abril de 2011

16 jul 2013 - 20h38
(atualizado às 20h39)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Príncipe William e Kate</p>
Príncipe William e Kate
Foto: AP

O príncipe William superou o trauma da morte da mãe, a princesa Diana, aos 15 anos para se transformar na maior esperança da família real britânica no século XXI. Pesquisas de opinião mostram que a maior parte do público gostaria que o jovem de 31 anos, segundo na linha de sucessão ao trono, sucedesse a avó Elizabeth II no lugar do pai, o príncipe Charles.

Em novembro de 2010, Catherine Middleton usou um vestido Issa no anúncio do noivado com o Príncipe William
Em novembro de 2010, Catherine Middleton usou um vestido Issa no anúncio do noivado com o Príncipe William
Foto: Getty Images

Ele e Kate Middleton se conheceram em 2001 na universidade. Mas somente após o anúncio do noivado, em novembro de 2010, que a jovem de 32 anos se tornou conhecida dos súditos britânicos. Mais de dois bilhões de espectadores assistiram o casamento, em abril de 2011, acontecimento praticamente impensável a uma plebeia vinda de uma família de classe média inglesa.

"William cozinha, faz sua própria cama. Ele se comporta como uma pessoa normal e parece gostar disso", afirmou o escritor Penny Junor, especialista na família real. "Ele é um garoto muito bom, um sujeito muito transparente. Ele não é particularmente empolgado com a vida de realeza. Preferiria muito mais que as pessoas o chamassem de William, ao invés de vossa alteza real", garantiu.

Nascido em 21 de junho de 1982, menos de um ano depois do casamento dos pais, William e seu irmão, Harry, tiveram uma infância preenchida pelo espírito divertido e pela ternura da mãe, em grande contraste com a maneira como o pai foi educado. Obcecada em manter os garotos longe da atmosfera rarefeita do palácio e o mais próximos possível de uma vida normal, ela os levava para parques de diversão e fazia com eles visitas secretas a instituições para desabrigados.

<p>Kate e William</p>
Kate e William
Foto: Getty Images

Nascida no dia 9 de janeiro de 1982, Kate é a filha mais velha de Michael Francis e Carole Elizabeth Middleton, que trabalhavam, respectivamente, como operador de voos e aeromoça da British Airways. Em 1987, o casal fundou a Party Pieces, empresa com foco na venda de materiais para festas infantis via catálogo que se tornou um negócio milionário. Este salto social foi decisivo para a bela conhecer William na Universidade St. Andrews.

Após a separação de Charles e Diana, os dois príncipes precisaram lidar com a superexposição de Diana na mídia, e pouco depois, com sua morte súbita. A cena é inesquecível para o público britânico: os dois garotos, ainda adolescentes, acompanhados do avô, do pai e do tio, Earl Spencer, irmão de Diana, liderando o cortejo fúnebre logo atrás de seu caixão, no caminho até a Abadia de Westminster - onde, William se casou.

Ironicamente, foi o trágico acidente fatal de Diana em 1997, em Paris, que permitiu a William crescer em relativa paz, com a trégua concedida pela voraz imprensa de tabloides britânica. Seu pai fechou um acordo com os editores dos jornais, sob o qual William e Harry não seriam perturbados. Em troca, poderiam marcar com eles sessões de foto programadas - menos invasivas. Mesmo assim, o príncipe ainda hoje carrega um certo ressentimento com a mídia.

O príncipe estudou na tradicional escola Eton, frequentada pela elite inglesa. Depois de se formar, passou um ano na África e acompanhando o exército em Belize, mas seu maior prazer foi trabalhar em uma fazenda de laticínios no sudeste da Inglaterra. Em seguida, William matriculou-se na Universidade Saint Andrews, na Escócia, conhecida como a Oxford do norte. Lá conheceria a futura mulher, com quem começou a morar junto ainda na época das aulas. Juntos há oito anos, separaram-se brevemente em 2007, mas logo reconciliaram-se.

Alistando-se no exército, William decidiu seguir um bem trilhado caminho real, unindo-se aos oficiais da escola de Sandhurst antes de escolher tornar-se piloto de busca e resgate da Royal Air Force. Pouco a pouco, a família real tem aumentado suas funções públicas. Em 2010, por exemplo, ele embarcou em sua primeira viagem oficial para fora do Reino Unido, indo à Austrália e à Nova Zelândia.

Em 16 de novembro de 2010, Kate foi apresentada ao público. Nervosa, contida, discreta, mas claramente feliz, ela começou nesse mesmo dia a encantar os britânicos, órfãos de uma figura com quem se identificassem com a monarquia desde a morte de Diana. As comparações com Lady Di são inevitáveis e vão continuar durante muitos anos, tanto que ela ficou sem palavras quando lhe perguntaram se ficava intimidada pela perspectiva deste constante paralelo.

info infográfico sucessão bebê real kate willliam
info infográfico sucessão bebê real kate willliam
Foto: AFP

Com informações das agências EFE e AFP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade