Polônia: polícia recupera Monet roubado há quase uma década
A polícia polonesa recuperou hoje o quadro de Claude Monet "A praia de Pourville", roubado havia dez anos do Museu Nacional de Arte de Poznan, no oeste da Polônia, onde desde então repousa na parede uma cópia.
Único exemplar do autor impressionista existente em uma coleção polonesa, a pintura estava escondida em uma casa na cidade de Olkusz, no sul do país.
Os agentes detiveram um homem de 47 anos suspeito do roubo do quadro, avaliado em US$ 5 milhões.
"A praia de Pourville" foi furtada em 19 de setembro de 2000 da sala onde estava exposta, local que não tinha câmeras de vigilância nem vidros para proteger as telas.
A precariedade das medidas de segurança facilitou o trabalho do ladrão, que, no melhor estilo cinematográfico, se limitou a cortar o lenço para tirá-lo do marco e substituí-lo por um falsificado.
O museu de Poznan comprou o quadro em 1906, quando a cidade ainda pertencia à Alemanha, 40 anos antes de passar o território polonês pelos acordos que seguiram ao final da Segunda Guerra Mundial.
O francês Claude Monet pintou o quadro em 1882, dentro de uma série de paisagens do litoral de Pourville, no norte da França.