Piñera usa citação nazista ao assinar livro de visitas alemão
O presidente do Chile, Sebastián Piñera, assinou o livro de ouro de visitas do governo da Alemanha com uma citação do antigo hino alemão considerado nazista e retirado do atual hino oficial.
De acordo com o jornal alemão Süddeusche Zeitung, no café da manhã com o presidente Christian Wulff, Piñera se empenhou em escrever no livro de visitas a frase "Deutschland über alles" (Alemanha acima de tudo), que iniciava o antigo hino germânico.
"Über alles? Verdade?", pergunta o jornal ao embaixador do Chile, Jorge O'Ryan Schütz, sobre a polêmica frase.
Acrescenta que o presidente alemão, que estava ao lado de Piñera, seguiu a conversa entre seu colega chileno e Schütz espantado, mas não o interrompeu enquanto escrevia.
O jornal destaca que a presidência alemã reagiu diplomaticamente perante o incidente, ressaltou que Piñera só quis expressar algo positivo e assinalou que o tema foi tratado posteriormente de maneira discreta com o embaixador chileno.
Fontes presidenciais comentaram que a folha com a embaraçosa frase e assinatura de Piñera será eliminada do livro de visitas e foi solicitado ao presidente chileno que escreva outra saudação.