PUBLICIDADE

Europa

Merkel enfatiza necessidade de definir "um claro foco" no futuro da UE

22 jun 2017 - 11h11
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, enfatizou nesta quinta-feira a necessidade de definir "um claro foco" no futuro da União Europeia (UE) para alcançar resultados que representem um avanço.

"Quero dizer muito claramente que para mim o desenho do futuro dos 27 Estados membros prevalece sobre a questão das negociações com o Reino Unido sobre a sua saída" do bloco, declarou Merkel em sua chegada à cúpula de líderes da UE.

Ao mesmo tempo, a chanceler assegurou que os Estados membros manterão conversações "ágeis" e "intensivas" com Londres e que continuarão apostando em se manter unidos, "tal e como se conseguiu até agora".

A intenção é que as negociações transcorram "com bom espírito", acrescentou a alemã, que lembrou que os Estados membros também sabem que querem continuar cooperando com o Reino Unido no futuro.

Merkel também celebrou a presença pela primeira vez na cúpula europeia do novo presidente francês, Emmanuel Macron, e disse que se alegra em poder colaborar com ele, ao mesmo tempo em que se mostrou convencida de que os "novos impulsos e criatividade" que chegam da França e também da Alemanha "podem fazer bem a todos".

A chanceler se referiu à futura presidência europeia da Estônia e aplaudiu o fato de que será centrada no mercado digital comum, para o qual exigiu "mais ritmo", pois a Europa "não é líder" neste âmbito e deve ter a pretensão de ser, acrescentou.

Além disso, anunciou que esta noite informará a seus colegas sobre a agenda da cúpula do G20, que acontecerá nos próximos dias 7 e 8 de julho em Hamburgo e que incluirá temas como o clima e o Acordo de Paris, o livre comércio, aberto e justo, e também a África.

Merkel acrescentou que a reunião que começa nesta quinta em Bruxelas acontece em um "ambiente otimista" e expressou sua esperança de que "alguns resultados concretos" sejam alcançados, sobretudo em matéria de política de defesa.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade