Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Líder comunista russo quer devolver o nome Stalingrado a Volgogrado

5 fev 2013 - 07h55
(atualizado às 08h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O líder do Partido Comunista da Rússia (PCR), Gennady Ziugánov, defendeu nesta terça-feira devolver o nome de Stalingrado a Volgogrado, cidade a margens do rio Volga onde há 70 anos houve uma das batalhas decisivas da Segunda Guerra Mundial.

A Rússia lembra neste fim de semana a vitória do Exército Vermelho na batalha de Stalingrado sobre as forças invasoras nazistas, uma das mais sangrentas batalhas da história
A Rússia lembra neste fim de semana a vitória do Exército Vermelho na batalha de Stalingrado sobre as forças invasoras nazistas, uma das mais sangrentas batalhas da história
Foto: AFP

"É evidente que vale a pena devolver a ela (a cidade) o nome de Stalingrado. Todo o mundo conhece Stalingrado. Stalingrado salvou a humanidade da peste negra", disse Ziugánov, citado pela agência Interfax, após deixar flores ao pé do túmulo do Soldado Desconhecido, junto às muralhas do Kremlin.

O dirigente comunista se pronunciou a favor de realizar um plebiscito e lembrou que o PCR já reuniu 100 mil assinaturas em apoio à volta do nome de Stalingrado à cidade. "É um símbolo de coragem, heroísmo e vitória, um símbolo do poderio do povo soviético, um símbolo gravado no mapa da história em todas as cidades da Europa", acrescentou.

No fim de janeiro, as autoridades de Volgogrado adotaram uma disposição pela qual se autorizou usar oficialmente para a cidade o nome Stalingrado durante as comemorações da Grande Guerra Patriótica, como é chamado o período da Segunda Guerra Mundial entre junho de 1941 e a rendição da Alemanha nazista, em maio de 1945.

No sábado, dia 2, a Rússia lembrou o 70º aniversário da batalha de Stalingrado, considerada a mais sangrenta da história da humanidade, com baixas estimadas entre 3 e 4 milhões de pessoas.

A disputa durou cinco meses (de 23 de agosto de 1942 a 2 de fevereiro de 1943) e foi crucial para mudar o rumo da guerra, pois representou o começo da grande contra-ofensiva soviética que acabou com a tomada de Berlim em 1945.

A cidade chamada na Rússia czarista "Tsaritsin" recebeu o nome de Stalingrado em 1925, em homenagem ao ditador Joseph Stalin, que foi substituído em 1961, oito anos após a morte do líder, quando o Partido Comunista da URSS condenou o culto a sua personalidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade