Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Testemunhas acreditam que vela em garrafa pode ter causado tragédia: veja o que se sabe sobre incêndio na Suíça

Cerca de 40 pessoas morreram e 115 ficaram feridas

1 jan 2026 - 19h38
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma explosão em um bar nos Alpes Suíços durante celebrações de Ano Novo deixou cerca de 40 mortos e mais de 100 feridos; autoridades investigam causas, e testemunhas sugerem que velas em garrafas podem ter iniciado o incêndio.
Vídeo mostra explosão em bar de estação de esqui que deixou dezenas de mortos na Suíça:

O ano de 2026 começou com a notícia de uma explosão em um bar na estação de esqui de Crans Montana, nos Alpes Suíços, na madrugada desta quinta-feira, 1º, que deixou dezenas de mortos e mais de 100 feridos, de acordo com informações da polícia local.

O incidente aconteceu por volta de 1h30 (21h30 da quarta, 31, pelo horário de Brasília) no bar Le Constellation, um local popular entre os turistas, enquanto os frequentadores comemoravam o Ano Novo.

Passadas algumas horas da tragédia que chocou o mundo, as autoridades ainda trabalham para entender o que causou o acidente, resgatar os feridos e identificar as vítimas. Veja o que se sabe até o momento.

Quantas pessoas morreram?

Em coletiva de imprensa, o comandante da polícia local, Frédéric Gisler, atualizou os números para “cerca de 40 mortes” e "aproximadamente 115 feridos" no incêndio. 

O que causou o incêndio?

As autoridades ainda não identificaram a causa exata do incêndio. Algumas testemunhas, no entanto, relataram que viram velas presas em garrafas encostando no teto antes do início das chamas. 

"Uma mulher estava sentada nos ombros de outra. Ela tinha duas garrafas com velas de faísca dentro”, contou Nathan, um sobrevivente, ao site Blick.

Foto enviada à canal francês
Foto enviada à canal francês
Foto: Reprodução/BFMTV

O que dizem os sobreviventes?

De acordo com os sobreviventes, o incêndio começou muito rápido e praticamente não deu tempo de ver as chamas se alastrando. Ao canal BFMTV, um rapaz identificado como Adrien definiu o momento como cena de “filme de terror”. 

"Vimos as chamas depois de cinco, dez minutos, e pessoas saindo em pânico, quebrando janelas, homens com dor e mulheres com roupas queimadas, chorando, gritando, pessoas que não sabiam se seus entes queridos estavam lá dentro. Pais chegando em carros em alta velocidade, preocupados com o paradeiro de seus filhos. Parecia um filme de terror", disse o sobrevivente.

Quem são as vítimas?

Os bombeiros ainda trabalham para identificar todas as vítimas do acidente. O local, porém, costumava receber turistas e um público de alto poder aquisitivo. Entre os turistas, o Ministério das Relações Exteriores da França confirmou nove cidadãos do país feridos e outros oito ainda desaparecidos.

Entre os franceses, o jogador de futebol Tahirys Dos Santos, de 19 anos, sofreu queimaduras graves e foi levado de avião para tratamento na Alemanha, de acordo com comunicado divulgado pelo FC Metz, clube em que joga nas categorias de base.

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse ao canal Sky TG24 que 16 italianos ainda estão desaparecidos, enquanto o número de vítimas do país ainda é incerto.

Bombeiros homenageiam vítimas de incêndio em bar na Suíça
Bombeiros homenageiam vítimas de incêndio em bar na Suíça
Foto: Harold Cunningham/Getty Images

O que dizem as autoridades?

Em pronunciamento, Guy Parmelin, presidente do Conselho da Suíça, lamentou a gravidade do acidente: “Constitui uma das piores tragédias que o nosso país já viu. Muitas vidas foram perdidas".

Quem também se pronunciou foi Kaja Kallas, chefe da diplomacia da União Europeia. A líder lamentou a tristeza de um momento que deveria ser de celebração.

"Uma celebração de Ano Novo, que deveria trazer esperança e alegria, jamais deveria ser manchada pelo medo e pela tristeza. Presto minha homenagem à coragem daqueles que arriscaram suas vidas para ajudar os outros".

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade