PUBLICIDADE

Europa

Leia o que disseram líderes mundiais a respeito de Margaret Thatcher

8 abr 2013 - 11h57
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Líderes mundiais se pronunciaram nesta segunda-feira a respeito da morte da ex-premiê britânica Margaret Thatcher. Confira algumas dessas declarações. 

Mikhail Gorbachev, ex-presidente soviético

Thatcher era "uma grande política e, acima de tudo, uma pessoa brilhante", disse.  "Ficará para sempre na história e em nossa memória", declarou o último líder soviético. Gorbachev destacou que Thatcher era uma política cujas palavras tinham "grande peso" e afirmou que sua morte é tida como uma "triste notícia". Ele também expressou suas sinceras condolências aos familiares de Thatcher e acrescentou que sabia que Thatcher estava gravemente doente.

Henry Kissinger, ex-secretário de Estado americano

Kissinger afirmou que a ex-primeira-ministra, falecida aos 87 anos, era uma "personalidade corajosa". "Foi uma personalidade corajosa, uma mulher que aprendeu que um líder deve ter convicções firmes, porque as pessoas não têm como decidir por elas mesmas a menos que seus líderes lhes indiquem a direção a seguir", afirmou à CNN. "Ela não acreditava que seu trabalho consistia em alcançar compromissos, e sim em ter convicções", disse.

José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia

Barroso e destacou que Thatcher será lembrada tanto por suas "contribuições" como pelas "reservas" em relação à União Europeia (UE). "Em meu nome e no da Comissão Europeia, gostaria de dizer que estou profundamente entristecido pela notícia da morte da baronesa Thatcher", disse o chefe do Executivo comunitário. Thatcher "foi sem dúvida uma grande estadista" e uma figura "circunspecta, embora comprometida" com a UE, acrescentou.  "Será recordada tanto por suas contribuições como por suas reservas ao nosso projeto comum", disse.

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos

Para Obama, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga. "O mundo perdeu uma grande campeã da liberdade", disse Obama em comunicado. "Como partidária sem complexos de nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade", diz a nota.  "Aqui na América, muitos de nós nunca vão esquecer que ela se manteve ombro a ombro com o Presidente, lembrando ao mundo que nós não somos simplesmente carregados pelos eventos da história - nós podemos moldá-los com convicção moral, coragem inflexível e vontade de ferro", disse Obama.

Angela Merkel, chanceler alemã

A chanceler alemã Angela Merkel homenageou Margaret Thatcher ao classificá-la de "líder extraordinária de nossa época". "Soube com grande tristeza da morte de Margaret Thatcher. Primeira-ministra durante muitos anos, marcou a Grã-Bretanha moderna como poucos o fizeram, antes ou depois dela. Foi uma líder extraordinária de nossa época", declarou Merkel.

Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico

Blair disse que Margaret Thatcher foi uma figura política "imponente" e teve um profundo "impacto global". "Muito poucos líderes conseguiram mudar não só o panorama político de seu país, mas do mundo inteiro", afirmou Blair em um comunicado. Margaret Thatcher, que governou o Reino Unido de 1979 até 1980, era "uma verdadeira líder", acrescentou. Blair disse que "algumas das mudanças" realizadas por Thatcher se mantiveram, "pelo menos em certos aspectos", quando ele se tornou primeiro-ministro, em 1997, e também foram imitadas por "governos de todo o mundo".

David Cameron, premiê britânico

Cameron, disse que foi com grande tristeza que soube da morte de Margaret Thatcher, sua antecessora como líder conservadora e premiê. "Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e um grande britânica", disse Cameron em comunicado. Cameron, que estava em Madri conversando com o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, cancelou o resto de sua viagem pela Europa para voltar para o Reino Unido. O premiê deve chegar a Londres hoje. 

François Hollande, presidente francês

Hollande saudou nesta segunda-feira a memória da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, enfatizando que ela sempre teve uma relação franca e leal com a França. "Ao longo de sua vida política, com convicções conservadoras que ela assumia plenamente, foi apegada ao esplendor do Reino Unido e à defesa de seus interesses", declarou Hollande, citado em um comunicado da presidência francesa. Também saudou seu "impulso decisivo" para a construção do túnel sob o Canal da Mancha que une os dois países.

George Bush, ex-presidente dos Estados Unidos

George Bush pai elogiou a ex-primeira-dama Margaret Thatcher, a quem chamou de "líder de caráter incomum e uma das mais ferozes defensoras da liberdade" no século XX. "Barbara e eu ficamos profundamente tristes ao nos inteiramos da morte da baronesa Thatcher, e estendemos nossas sentidas condolências a seus filhos e entes queridos", afirmou Bush. Em um comunicado, Bush se refere a Thatcher como "uma das mais ferozes defensoras da liberdade e do livre mercado, uma líder de carácter incomum que ergueu alto a bandeira de suas convicções". "Ela ajudou a construir um mundo mais livre e melhor".

Benjamin Netanyahu, premiê israelense

Netanyahu lamentou nesta segunda-feira a morte da ex-chefe do governo britânico Margaret Thatcher, que definiu como "uma forte amiga" de Israel e do "povo judeu". "Lamentamos a morte da ex-primeira ministra do Reino Unido, a baronesa Thatcher. Foi uma grande líder, uma mulher de princípios, decisiva, forte, uma grande mulher", afirmou Netanyahu em comunicado divulgado por seu escritório. Thatcher "foi uma forte amiga de Israel e do povo judeu" e "inspirou toda uma nova geração de políticos", acrescentou. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade