Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

As Principais Notícias da Europa

Intelectuais e políticos se despedem de Saramago em Portugal

Intelectuais e políticos se despedem de Saramago em Portugal

20 jun 2010 - 08h13
(atualizado às 08h51)
Compartilhar

Intelectuais e políticos de Portugal e Espanha despediram-se neste domingo de José Saramago em um funeral no salão de honra da Prefeitura da capital lusitana carregados de emoção, além de homenagear o vencedor do Nobel por sua riqueza literária e humana.

O corpo do escritor Português José Saramago é velado no salão de honra Prefeitura de Lisboa
O corpo do escritor Português José Saramago é velado no salão de honra Prefeitura de Lisboa
Foto: AFP

"Obrigado José Saramago", disse o prefeito de Lisboa Antonio Costa ao agradecer, no início do ato, a marca que deixa em seu país e no mundo um escritor ao qual definiu como sendo um apaixonado de Lisboa.

Para a primeira vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, as páginas de ilusões, sonhos e também compromissos escritas por Saramago fazem parte dos tesouros da cultura universal, que fica órfã de uma voz "muito humana e muito digna".

Enquanto centenas de pessoas acompanhavam a cerimônia por um telão instalado na entrada da Prefeitura, o ensaísta e professor Carlos Reis, o secretário do Partido Comunista português, Jerónimo de Sousa, e a ministra da Cultura portuguesa, Gabriela Canavilhas, evocaram também ao "mestre e amigo Saramago".

Sua mulher, Pilar del Río, sua filha Violante, junto dos dois netos do escritor, assistiram emocionados às homenagens, que foi encerrada com a interpretação de uma peça de Bach ao violoncelo. Entre outras autoridades e personalidades o primeiro-ministro português, José Sócrates, também acompanhou a cerimônia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra